Lei de Terras, como ficou conhecida a
lei nº 601 de 18 de setembro de 1850, foi a primeira iniciativa no sentido de
organizar a propriedade privada no Brasil. Até então, não havia nenhum
documento que regulamentasse a posse de terras e com as modificações sociais e
econômicas pelas quais passava o país, o governo se viu pressionado a organizar
esta questão.
A Lei de Terras foi
aprovada no mesmo ano da lei Eusébio de Queirós, que previa o fim do tráfico negreiro e sinalizava a
abolição da escravatura no Brasil. Grandes fazendeiros e políticos
latifundiários se anteciparam a fim de impedir que negros pudessem também se
tornar donos de terras.
Chegavam ao país os
primeiros trabalhadores imigrantes. Era a transição da mão de obra escrava para
assalariada. Senão houvesse uma regulamentação e uma fiscalização do governo,
de empregados, estes estrangeiros se tornariam proprietários, fazendo
concorrência aos grandes latifúndios.
Ficou estabelecido, a
partir desta data, que só poderiam adquirir terras por compra e venda ou por
doação do Estado. Não seria mais permitido obter terras por meio de posse, a
chamada usucapião. Aqueles
que já ocupavam algum lote receberam o título de proprietário. A única
exigência era residir e produzir nesta localidade.
Promulgada por D. Pedro
II, esta Lei contribuiu para preservar a péssima estrutura fundiária no país e
privilegiar velhos fazendeiros. As maiores e melhores terras ficaram
concentradas nas mãos dos antigos proprietários e passaram às outras gerações
como herança de família.
Com base no texto, responda as questões abaixo:
a) Qual o objetivo dos governantes quando assinaram a Lei de Terras de 1850?
b) A partir desta lei, determinados grupos sociais não teriam acesso a terra de forma mais fácil e justa. Que grupos sociais foram prejudicados com a lei? Justifique.
2.
Atualmente o Brasil enfrenta muitos problemas no que se refere ao acesso a terra. Massacres indígenas, pequenos agricultores que são expulsos de suas terras, desmatamento em nome do agronegócio, etc. Escreva um texto de 10 linhas falando sobre os diversos problemas de acesso a terra no Brasil hoje.
Não estou entendendo a Número 2
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