terça-feira, 15 de setembro de 2015

A Constituição de 1824

1.

No dia 12 de novembro de 1823, o imperador Dom Pedro I impôs a dissolução da Assembleia Constituinte que iria discutir e elaborar a primeira carta magna do Brasil. Entre outras razões, o imperador executou tal ação autoritária temendo que a nossa primeira constituição limitasse seus poderes excessivamente. Em seu decreto oficial sobre o assunto, o imperador estranhamente alegava que os constituintes não defendiam a autonomia e a integridade da nação.
Após tal ato, D. Pedro I formou um Conselho de Estado composto por dez membros e presidido por sua própria figura. Esse pequeno grupo de apoiadores do rei foi responsável por discutir e elaborar a primeira constituição do Brasil, outorgada no dia 25 de março de 1824. Sem qualquer tipo de participação política mais ampla ou observância de outro poder, o país ganhou uma carta constitucional claramente subordinada aos interesses do rei.
Visando oferecer uma aparência liberal, a Constituição de 1824 empreendeu a divisão de poderes políticos entre Legislativo, Executivo e Judiciário. Entretanto, a mesma lei que oficializava essas esferas de poder autônomo, também instituiu a criação do Poder Moderador. Exercido unicamente pela figura do imperador, esse poder tinha a capacidade de desfazer e anular as decisões tomadas pelos outros poderes. Desse modo, nosso governo combinava ambíguos traços de liberalismo e absolutismo.
O sistema eleitoral era organizado por meio de eleições indiretas, onde os eleitores de paróquias votavam nos chamados eleitores de províncias. Esses, por sua vez, votavam na escolha dos deputados e senadores. Para exercer tais direitos, o cidadão deveria pertencer ao sexo masculino e ter mais de 200 mil-réis anuais para poder votar. Desse modo, percebemos que o sistema eleitoral do império excluía grande parte da população.
Tomada por suas desigualdades, a Constituição de 1824 estava longe de cumprir qualquer ideal de isonomia entre a população brasileira. O imperador tinha amplos poderes em suas mãos e poderia exercê-lo segundo suas próprias demandas. Não por acaso, vemos que essa época foi tomada por intensas discussões políticas e revoltas que iam contra essa estrutura de poder fortemente centralizada. De fato, essa constituição só perdeu a sua vigência ao fim do período imperial.
Por Rainer Sousa, Mestre em História.

Com base no texto, responda as questões:
a) Qual a justificativa usada pelo imperador D. Pedro I para outorgar a Primeira Constituição do Brasil?

b) O que significava  o Poder Moderador?

c) Como estava caracterizado o sistema eleitoral nesta constituição?

2. 

Com base em seus conhecimentos e refletindo sobre a igualdade e o acesso a cidadania, analise a charge abaixo e responda:


A primeira constituição do Brasil era marcada por desigualdades e longe de cumprir o ideal de "todos iguais perante a lei". Hoje, a nossa constituição de 1988 garante a isonomia entre a população brasileira, mas sabemos que na prática o acesso à saúde, educação, moradia não é igual para todos.
Escreva um pequeno texto falando sobre as contradições da nossa sociedade, sobre o que é garantido na teoria e o que de fato temos na prática.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

ESTUDO DIRIGIDO DE RECUPERAÇÃO DO 2º BIMESTRE

Para os alunos que ficaram em recuperação no 2º bimestre, isto é, os alunos que ficaram com média abaixo de 5.0. Para estes alunos temos este estudo dirigido. Atenção às observações:

1. RESPONDER EM FOLHA SEPARADA, COLOCANDO SOMENTE AS RESPOSTAS, NÃO PRECISA COPIAR AS PERGUNTAS.

2. ENTREGAR A FOLHA A PROFESSORA O QUANTO ANTES.

3. CONSULTE SEU CADERNO, OS TEXTOS DADOS, ESTÁ TUDO NA MATÉRIA QUE FOI DADA  E EXAUSTIVAMENTE EXPLICADA.

4. QUALQUER DÚVIDA CHAME INBOX.

ESTUDO DIRIGIDO DE RECUPERAÇÃO (2º BIMESTRE)
TEXTO: ILUMINISMO
1.       O QUE FOI MOVIMENTO ILUMINISTA?
2.       QUAIS AS PRINCIPAIS IDEIAS DEFENDIAS PELOS ILUMINISTAS?
3.       APONTE AS PRINCIPAIS IDEIAIS DE JONH LOCKE E JEAN-JACQUES ROUSSEAU. O QUE ELAS TEM EM COMUM?
4.       QUAL A TEORIA DE ADAM SMITH?
5.       QUEM ERAM OS DÉSPOTAS ESCLARECIDOS?

TEXTO: A FORMAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS

1.       CARACTERIZE AS COLÔINIAS DO NORTE E AS COLÔNIAS DO SUL.
2.       QUAIS AS RAZÕES QUE LEVARAM A INGLATERRA A AUMENTAR A PRESSÃO SOBRE AS COLÔNIAS INGLESAS?
3.       CITE AS PRINCIPAIS LEIS OPRESSIVAS BAIXADAS PELA INGLATERRA
4.       QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS?

TEXTO: REVOLUÇÃO FRANCESA

1.       COMO ESTAVA DIVIDIDA A SOCIEDADE FRANCESA NO SÉCULO XVIII?
2.       PORQUE A TOMADA DA BASTILHADA É CONSIDERADA UM MARCO SIMBÓLICO PARA O INÍCIO DA REVOLUÇÃO FRANCESA?
3.       O QUE ESTABELECIA A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO?
4.       CARACTERIZE OS GIRONDINOS E JACOBINOS.
5.       QUAIS AS MEDIDAS TOMADAS PELOS JACOBINOS QUANDO ASSUMIRAM O PODER?

6.       O QUE FOI O GOLPE 18 BRUMÁRIO?