sábado, 24 de junho de 2017

CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS - 9º ANO

1. Após a Primeira Guerra Mundial, os americanos emergiram como potência mundial, a sociedade americana passou por um período de prosperidade econômica, com alto consumo, produção em larga escala, etc. Com o crescimento acelerado, a Indústria passa a produzir muitos produtos procurando saciar o mercado interno e externo. Empresários passam a investir no mercado de ações, gerando especulação financeira. No momento em que muitas ações foram colocadas a venda e sem ter nenhum comprador, a bolsa de NY quebra.

2. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro, com a crise econômica, os americanos suspenderam as importações do café, gerando a queda do preço do produto e a crise nos produtores de café.

3. O presidente Roosevelt limitou a produção ( para que não houvesse sobra no mercado), reduziu estoques agrícolas, concedeu empréstimos às fábricas para que pudessem voltar a produzir, reduziu a jornada de trabalho, buscando aumentar as possibilidades de emprego, população empregada, gera poder de compra e aumento no consumo. Fixou salário mínimo, aumentou imposto dos ricos, emitiu moeda, investiu em obras públicas;

4. A crise econômica causou polarização política, o socialismo ganha força na Europa, gerando medo por parte da população. A burguesia passa a apoiar regimes totalitários de caráter nacionalista, militarista, anti-comunista e autoritário.

5. Após a humilhação da assinatura do Tratado de Versalhes, a Alemanha foi considerada a única culpada pela guerra, perdendo territórios, perdendo seu exército e tendo que pagar dívidas. Dentro do contexto de crise, surgem figuras consideradas "salvadoras da pátria", Adolf Hitler é um exemplo disso. O seu discurso de nacionalista e de revanchismo mobilizou a Alemanha,

6. A propaganda teve a função de doutrinar a população, de disseminar as ideias do nazi-fascismo, procurando mobilizar a população e fazendo com que ela apoiasse incondicionalmente as ações do regime nazista.

7. A busca por mercados consumidores, matéria prima barata e influência política contribuíram para que as potências europeias estivessem num constante barril de pólvora pronto a explodir.

8. As potências europeias não fizeram nada para impedir as ações de Hitler, pois estavam interessadas no impedimento do crescimento do socialismo, Inglaterra e França cederam às investidas dos alemães, interessadas, principalmente em impedir o crescimento do socialismo soviético.

9. A Batalha de Stalingrado foi a maior batalha da segunda Guerra mundial, os soviéticos venceram a batalha e quebrando a invencibilidade alemã.

10. A partir da Primeira Guerra Mundial, o mundo inaugura uma nova forma de se fazer guerra. A ideia é de inimigo totalmente destruído. O nacionalismo foi usado como um combustível nocivo. Vidas são destruídas em nome de uma bandeira. A utilização de armas químicas mortais e a morte de milhares de civis só mostra que ao longo do século XX, a humanidade passou por um processo de desumanização.